VIII Fonamec começa nesta quinta-feira

VIII Fonamec começa nesta quinta-feira

O fórum conta com a participação dos ministros Dias Toffoli, Paulo de Tarso Sanseverino e Paulo Dias de Moura Ribeiro

31 de dezembro de 1969

Nos próximos dias 11 e 12 de abril, acontece o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), que será realizado no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás com o tema “Fórum Multiportas”. No evento, será discutido sobre as técnicas mais modernas de conciliação e mediação judicial: “Judicialização da Saúde” e “Mediação na Recuperação Judicial” serão alguns dos temas abordados.

O objetivo do evento é promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.

O fórum conta com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e dos ministros do Superior Tribunal de Justiça Paulo de Tarso Sanseverino e Paulo Dias de Moura Ribeiro.

 “O Fonamec é muito importante para ampliar o conhecimento sobre os métodos autocompositivos. Além disso, permite um intercâmbio de conhecimento entre os participantes. Isso é fundamental para a quebra de paradigmas e para o avanço dos procedimentos no Brasil”, comenta Mirian Queiroz, diretora da Vamos Conciliar

Fonamec

O Fórum Nacional de Mediação e Conciliação foi criado em 12 de dezembro de 2014, durante o Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. De acordo com o artigo 2º do seu estatuto, sua finalidade é implementar a mediação e a conciliação nos Estados e no Distrito Federal, fomentando a cultura da paz, com a apresentação e discussão de propostas voltadas para a resolução pacífica de conflitos.

O evento já se reuniu ordinariamente por cinco vezes, aprovando cinquenta e seis enunciados orientativos voltados para as atividades dos NUPEMECs, CEJUSCs, conciliadores e mediadores judiciais. Mais recentemente, com a Emenda nº 02/2016, passou-se a prever que os enunciados do Fonamec, após a aprovação da Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania do CNJ, passarão a integrar a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça, com efeitos vinculativos para a Justiça Estadual.

 

Sobre o VIII Fonamec:

 

Data: 11 e 12/04

Local:  Auditório do TJGO - Av. Assis Chateaubriand, Setor Oeste, Goiânia – GO

Entrada Gratuita

Inscrições: www.institutojc.com.br