Semana Nacional da Conciliação Trabalhista ocorre no fim deste mês

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista ocorre no fim deste mês

A ação conta com a participação de todos os Tribunais Regionais do Trabalho e busca reduzir o número de causas na esfera trabalhista

31 de dezembro de 1969

A 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ocorre na próxima semana a partir do dia 27 ao dia 31 de maio. Este ano, o slogan do evento é: “Menos Conflitos. Mais soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo”. Para participar, os interessados devem entrar em contato com o TRT de origem. Confira a lista aqui.

O objetivo da campanha é dar vazão às causas trabalhistas por meio do acordo. A ação conta com a participação de todos os Tribunais Regionais do Trabalho e a Justiça do Trabalho pretende alcançar o maior número de acordos possível ampliando a quantidade de audiências entre empregadores e empregados.  

As quatro primeiras edições contabilizaram mais de 700 mil atendimentos, cerca de 100 mil acordos firmados e mais de R$ 2 bilhões em movimentação.  “A Justiça do Trabalho sempre teve em sua essência, desde a CLT de 1943, essa natureza mediadora. A solução amigável dos conflitos trabalhistas é a forma mais rápida, vantajosa e moderna para a solução dos litígios”, explica o coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação da Justiça do Trabalho e vice-presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva.

Para Perla Rocha, diretora da Vamos Conciliar, o ramo trabalhista precisa de eventos como esse. “Em 2018, 1.726.009 ações trabalhistas foram ajuizadas, esse número é muito alto. Precisamos dar vazão aos processos e o evento é uma excelente alternativa para quem quer economizar tempo e dinheiro”, diz a diretora.

 

*Com informações: assessoria de imprensa TST