Mais de 17 mil acordos foram realizados no DF, em 2018

Mais de 17 mil acordos foram realizados no DF, em 2018

Este ano, o TJDFT pretende incentivar o acesso ao Canal Conciliar

31 de dezembro de 1969

Em 2018, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) alcançou resultados expressivos no âmbito da conciliação. Foram realizados 17.592 acordos, 212.595 pessoas atendidas e o valor total das tratativas foi de R$ 175.597.815,03, o equivalente a uma taxa de 32,3%.  

Este ano, o TJDFT pretende incentivar o acesso ao Canal Conciliar, que permite solucionar questões Cíveis, de Fazenda Pública, de Execuções de Títulos Extrajudiciais e de Família por meio da conciliação ou mediação, na fase pré-processual ou processual.

Para Paula Carvalho, coordenadora da Vamos Conciliar, os métodos consensuais estão ficando cada vez mais conhecidos pela sociedade. “Acredito que a sociedade está começando a entender que o diálogo é a melhor alternativa. O procedimento apresenta beneficíos para as partes e para o judiciário, tempo e dinheiro são economizados com as tratativas. O TJDFT realizou um trabalho incrível e alcançou um resultado positivo”, comenta.

A coordenadora explica que casos que envolvam acidentes de trânsito, briga entre vizinhos, causas cíveis, Direito do Consumidor, cobranças e outros podem ser solucionados pela via consensual. “O objetivo é fazer com que as partes cheguem a um acordo favorável para ambos. Causas que levariam anos na Justiça podem ser solucionadas em semanas”, explica.