Login

Inscrições para 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista podem ser feitas até o fim desta semana

O evento acontece entre dias 21 e 25 de maio, em todos os tribunais do trabalho
quarta, 02 de maio de 2018

A 4ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista que ocorre entre os dias 21 e 25 de maio está com a inscrições abertas, até a sexta-feira (4), e podem ser feitas pelo portal do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) ou pelo e-mail: cejusc@trtes.jus.br. O evento é organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que é responsável por promover a parceria com os  24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

Este ano, o slogan da campanha “Sempre dá para Conciliar”, chama a atenção para o procedimento e que ele pode ser utilizado a qualquer momento, ou seja, antes, durante ou depois de um litígio trabalhista. A proposta do evento é resolver o máximo número de causas por meio da conciliação e instaurar a cultura de pacificação, mostrando às partes que o diálogo é um instrumento eficaz e pode evitar o litígio.

A solução pacífica de conflitos é uma maneira rápida e eficaz para resolver controvérsias e se mostra eficiente nas causas trabalhistas. Em 2017, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista realizou mais de 70 mil audiências de conciliação, foram firmados 26.527 acordos entre empregadores e funcionários. O evento colocou fim em processos que tramitavam nos tribunais e varas, arrecadando R$ 749,2 milhões. Esse valor beneficiou diretamente 198.470 pessoas.

Para a mediadora da Vamos Conciliar, Michelle Machado, é importante incentivar o uso dos métodos autocompositvos, principalmente, nas causas trabalhistas. “Todos os anos o relatório ‘Justiça em Números’ revelam a grande demanda de causas trabalhistas, isso deixa claro que há uma falha na comunicação entre empregador e funcionário. Pra resolver essa controvérsia, o método mais eficiente é a mediação”, explica.

comentários

Fale Conosco

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre a conciliação.
Atendimento em horário comercial.