Login

Divórcios podem ser solucionados de forma simples, afirma mediadora

A pensão alimentícia e a guarda dos filhos também podem ser definidas com o auxílio da mediação
quinta, 04 de janeiro de 2018

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 1984, já foram registrados 7 milhões de divórcios no Brasil, uma média de 580 separações por dia. Os números mais recentes revelam que um terço dos casamentos acabam em separação.

Para muitos o processo pode ser doloroso e causar muita dor de cabeça, principalmente para quem tem filhos. “A separação além de envolver muitos sentimentos, pode causar muito sofrimento. A mediação pode tornar o processo menos desgastante, evita o conflito entre os litigantes e mantém os laços familiares”, explica Alessandra Maria coordenadora da Vamos Conciliar.

O mediador tem um papel fundamental durante a sessão e atua de maneira imparcial, cria uma ponte entre as partes facilitando a comunicação e evita o litígio. “Antigamente, era necessário que o marido ou a esposa alegasse algo contra o outro para conseguir a separação e o processo era demorado. Hoje, isso não é mais necessário e tudo pode ser resolvido com o diálogo”, diz Alessandra.

A pensão alimentícia e a guarda dos filhos também podem ser acordadas por meio da mediação. Após definirem essas questões é emitido um termo de acordo extrajudicial e as partes podem solicitar a homologação judicial do documento. Além disso, o procedimento é rápido, seguro e econômico. 

comentários

Fale Conosco

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre a conciliação.
Atendimento em horário comercial.